Em 2016, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu à operadora Veek autorização para seu lançamento. A Veek surgiu como uma nova companhia no setor de telecomunicações do país, e se diferencia em decorrência de sua atuação como uma operadora móvel virtual (OMV).
O modelo OMV é caracterizado como uma rede virtual sem fios, e não apresenta uma concessão de espectro de frequência. Dessa forma, a operadora virtual precisa recorrer à infraestrutura de antenas e cobertura de rede de outra operadora. Ao firmar um acordo, ela pode portanto oferecer seus serviços de forma independente. No Brasil, empresas como o Correios, Porto Seguro e Terapar são exemplos de redes virtuais. No caso da Veek, a empresa é conectada à plataforma da EUTV, e assinou um contrato com a Surf Telecom para utilização das redes pertencentes à Tim.
A Veek foi primeiramente anunciada em junho de 2016 pelo fundador e ex-diretor da Oi, Alberto Blanco. Blanco é reconhecido pelo seu importante papel no ramo das telecomunicações, e possui vasta experiência e conhecimento referente ao setor.
A notícia do lançamento de uma nova operadora virtual provocou expectativa e movimentou a economia. Na época, potenciais clientes começaram a buscar pela Veek visando realizar o cadastro prévio na empresa e adquirir o chip. No entanto, Blanco afirmou que sua estratégia desde o início era manter a integridade e operar com compromisso e responsabilidade. Por fim, o lançamento oficial da Veek foi concretizado no ano seguinte, em 2017, após a conclusão das etapas de planejamento e testes.
Apesar de ter sido lançada há apenas 3 anos e ser ainda pouco conhecida no segmento de telecomunicações, a Veek foi oficialmente homologada e autorizada pela Anatel, e é uma empresa 100% confiável. Para garantir a confiança dos seus clientes e atrair um maior número de pessoas, a Veek disponibiliza serviços de suporte e atendimento online, e atende políticas rigorosas de satisfação ao consumidor.
Diferente de outras operadoras, a Veek não apresenta em seu portfólio planos pós-pagos, e está disponível apenas no modelo pré-pago. Dessa forma, o cliente é responsável por adquirir um determinado valor em créditos, e paga somente pelo que utiliza.
A tarifa originalmente praticada era de 20 centavos por minuto de chamada de voz, considerando ligações para qualquer operadora e em qualquer localidade do Brasil. No entanto, no ano de 2018, a tarifa de cobrança de 20 centavos por minuto de ligação teve seu valor reduzido pela metade. Além disso, a empresa deixou de cobrar 20 reais pelo chip como uma estratégia para atrair novos usuários. A decisão por parte da operadora ocorreu após a frustração relatada por inúmeros clientes, que aguardavam com expectativa pelo seu lançamento oficial, mas ficaram surpresos e decepcionados com o valor original praticado pelo minuto da ligação.
Apesar de ceder à pressão do público e atualizar o valor da tarifa, a Veek ressalta que apresenta o menor valor do mercado. Em termos comparativos, atualmente o segundo menor valor de cobrança do minuto de ligação local ou interurbana é da operadora Tim, equivalente a 33 centavos.
Por sua vez, o valor de 20 centavos permanece válido para o envio de SMS e para o uso de cada 10 MB de internet. A tabela de valores atual é fixa, e não há cobrança de tarifa adicional aos clientes. A Veek optou por essa forma de cobrança como uma maneira de deixar o cliente livre, sem depender dos limites exigidos em combos e planos específicos, como praticado pela maioria das operadoras no Brasil. Por sua vez, o WhatsApp é um serviço ofertado gratuitamente e de forma ilimitada.
Além do valor reduzido das ligações, outro diferencial da Veek é referente ao conceito de marketing multinível. Ao indicar um amigo a fazer o cadastro na operadora, a Veek oferece como recompensa novos créditos e inclusive concede aos usuários remuneração a partir da receita gerada. Em relação ao cálculo, cada assinante recebe 2,5% do valor da recarga de todos os novos usuários captados, além de 1% do valor da recarga feita pelos convidados de seus próprios convidados, e mais 1% referente ao nível seguinte.
Apesar de ter levantado questionamentos em relação aos lucros obtidos, a empresa afirma que esse modelo de recompensa é sustentável e beneficia o cliente e a própria companhia. Além do sistema de indicação de novos clientes ser eficaz e contribuir para o aumento no número de linhas de telefonia da Veek, somente 4,5% do valor total é repassado aos clientes e revendedores, enquanto o restante permanece com a empresa. Além de ofertar um produto útil e cobrar uma tarifa baixa em comparação aos serviços prestados por outras operadoras, tal fato comprova que a Veek não atua como uma pirâmide financeira.
Em meados de 2018, a operadora móvel virtual anunciou que já havia alcançado pelo menos 85% dos DDD’s de todo o território nacional. O último registro foi no estado do Pará, sob o DDD 94. Clientes de diferentes estados do país já podem adquirir seu chip grátis e testar a área de cobertura, velocidade e as tarifas cobradas.
Visando atender com excelência às exigências e necessidades de seus consumidores, a Veek possui um canal de ouvidoria direto com o público. Para adquirir um chip e aproveitar as ofertas, basta fazer o download do aplicativo Veek no celular. O App Veek está disponível para os sistemas Android e IOS, e apresenta um painel de controle prático e eficiente, pelo qual é possível acompanhar todos os gastos. O Veekchip também pode ser adquirido por meio de um revendedor, em qualquer localidade do país.
Além de buscar expandir sua área de cobertura em território nacional e conquistar uma base mais sólida de clientes, o propósito da Veek envolve ser uma empresa transparente e acessível ao público. De fato, a operadora virtual surgiu com foco no atendimento a jovens de classe C, e visa manter seu compromisso em apresentar uma proposta de operação simples, sem cobranças adicionais, de modo que o contratante pague somente pelo serviço utilizado.
Leia também: