Sobre a Operadora Claro

A operadora Claro é uma concessionária da área de telecomunicações, e dividida entre os setores de telefonia móvel, telefonia fixa, internet banda larga e TV por assinatura. A empresa foi fundada em 19 de setembro de 2003, pelo empresário mexicano Carlos Slim Helú, empresário renomado e reconhecido pela sua forte atuação e presença no ramo das telecomunicações.

A telefonia fixa da operadora Claro é originalmente advinda da estrutura da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), incorporada pela Claro em janeiro de 2015. Já a telefonia móvel provém de diferentes companhias nacionais que operavam em diversos estados do país, incluindo BCP, Telet, Americel, Tess e ATL Algar. Após negociações, as licenças dessas operadoras foram adquiridas em grande parte na década de 2000 pela Claro.

Em relação aos serviços de banda larga, em 2019, a empresa NET deixou de ser uma marca com atuação independente e foi também adquirida pela operadora. Ambas as empresas atuavam em parceria desde 2011, oferecendo pacotes de serviços referentes à internet, telefonia fixa e TV com diversos benefícios aos clientes, como maior franquia e velocidade de internet e ligações ilimitadas. Em 2014, após aprovação da Anatel, as empresas passaram a atuar sob um único CNPJ, denominado Claro S/A, mas a marca NET ainda foi mantida. Por fim, em julho de 2019, a Claro optou pela inclusão de todos os serviços em seu portfólio, e anunciou oficialmente o fim da NET.

No ramo de TV por assinatura, a Claro assume a liderança, e soma mais de 8,8 milhões de clientes assinantes da Claro TV. Os planos incluem ofertas diversas, como descontos exclusivos em cinemas e peças de teatro, além de um programa de fidelidade que permite o acúmulo de pontos que podem ser utilizados para compras de passagens aéreas e serviços.

Em 2007, a Claro foi pioneira em trazer a tecnologia de terceira geração (3G) ao Brasil, e se consolidou como empresa do segmento de telefonia. Dez anos depois, em meados de 2017, também foi a primeira a oferecer a seus clientes internet 4.5G. No mesmo ano, a Claro ultrapassou a Tim em novos registros de linhas, e atualmente é a segunda maior operadora de celulares no Brasil, perdendo a liderança apenas para a Vivo.

No aspecto social, a operadora é responsável pelo Instituto Claro, uma instituição que visa estimular e desenvolver o uso de novas tecnologias na educação. O intuito é adaptar os multicanais existentes considerando a inclusão social. De fato, a operadora disponibiliza aos seus clientes atendimento exclusivo em libras, por meio do canal interativo *1052#.

Por outro lado, o histórico da Claro apresenta algumas controvérisas e dados negativos. Após investigações realizadas pela Anatel, em julho de 2012, a Claro foi impedida de comercializar novas linhas de telefone nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. De acordo com a agência, a medida de proibição foi tomada após o elevado número de reclamações registradas pelos consumidores e problemas na qualidade dos serviços prestados. A Claro alegou que a decisão da Anatel foi decorrente de questões pontuais que ocorreram nos referidos estados, mas apresentou prontamente um plano de melhoria e investimento no setor de forma a manter a excelência em seus serviços e reverter a situação.

Já em abril de 2013, a operadora foi multada em 21,7 milhões de reais também pela Anatel após infringir regras determinadas pela agência. De acordo com publicação realizada no Diário Oficial da União (DOU), a Claro descumpriu normas presentes na Lei Geral das Telecomunicações e no Regulamento de Serviço Móvel Pessoal, além de violar termos referentes à arrecadação de receitas do fundo de fiscalização das empresas do setor. No ano anterior, já havia sido constatada uma operação ilegal da Claro em cidades do estado de Goiás, onde a companhia operava sem licenciamento.

Atualmente, de acordo com dados divulgados pela Anatel, a Claro figura em segundo lugar no ranking que compara as líderes no segmento de telecomunicações. Atrás apenas da Vivo, ela é detentora de 56,51 milhões de linhas em operação, e apresenta uma base aproximada de 81,5 milhões de clientes, considerando todos os ramos de telefonia, internet e TV a cabo. No relatório, a agência destaca que no período entre julho e agosto de 2019, a Claro apresentou um acréscimo de 33,37 mil linhas de telefonia móvel e fixa no país, enquanto as operadoras Vivo, Tim e Oi relataram um decréscimo dessa métrica.

Além disso, um estudo recente divulgado pela empresa de consultoria E-Consulting também destaca a Claro como uma referência nacional no setor de Tecnologia da Informação, Internet e Telecomunicações. Atualmente, a Claro atende seus clientes por diferentes canais, incluindo ligação gratuita ou envio de SMS ao número 1054, pelo qual o usuário tem acesso à informações, solicitações, além de ser um portal para reclamações e sugestões. Através do site oficial da operadora, claro.com.br, os clientes têm acesso a serviços de autoatendimento, recarga instantânea, contrato de combos disponíveis para cada localidade, além de permitir chamada de vídeo em libras para clientes surdos.

Por fim, destaca-se ainda que a Claro é a primeira empresa a disponibilizar a tecnologia de quinta geração (5G), a qual apresenta uma melhor qualidade da transmissão. A Claro anunciou a implementação da rede 5G em meados de julho de 2020, e a expectativa é de que bairros das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro sejam os primeiros a receberem a rede. O critério de inclusão das localidades foi determinado de acordo com a demanda de tráfego e maior probabilidade de compra de aparelhos móveis que comportem a tecnologia 5G, uma vez que os clientes interessados deverão comprar um novo smartphone para aproveitar todos os benefícios. A promessa da Claro é a oferta de uma internet 12 vezes mais veloz, além da qualidade superior na ligação.

A operadora tem investido constantemente em seus produtos e serviços visando a liderança do mercado. Hoje, são mais de 100 mil funcionários em todos os estabelecimentos do país. O último relatório anual, divulgado em 2019, revelou um faturamento médio de 35,897 bilhões de reais, e uma renda líquida de 9,352 bilhões.

Site oficial: https://www.claro.com.br/

Leia também: