Conhecido como a primeira moeda digital descentralizada lançada mundialmente, o bitcoin surgiu como um criptoativo para transações ponto-a-ponto, realizadas em uma rede sem intermediários, porém cujas informações são verificadas por todos e gravadas em um banco de dados denominado blockchain. Basicamente, o diferencial do bitcoin constitui-se no fato de ser um sistema econômico alternativo às tradicionais transações realizadas por bancos e instituições financeiras.
Considerado como o “ouro digital” entre os investidores de criptoativos, o bitcoin tem sido cada vez mais popularizado e inserido como forma de pagamento em diversos segmentos comerciais. Embora seu lançamento oficial tenha ocorrido em 2008, estima-se que apenas dois anos depois tenha sido executada a primeira transação financeira.
Atualmente, o bitcoin já pode ser facilmente adquirido por meio de diferentes exchanges, e utilizado para pagamento de produtos e serviços em diversos países. Dentre as opções de serviços, destaca-se a recarga de celular por meio do criptoativo.
No Brasil, a empresa Pague com Bitcoin realiza de forma instantânea a recarga de celular pré-pago das principais operadoras, como Tim, Vivo, Oi, Claro e Nextel, através da conversão de reais em bitcoin. Ao usuário, inicialmente, é necessário fazer o cadastro na página e aguardar a aprovação. A Pague com Bitcoin realiza a intermediação de diversos serviços, como recarga de celular, pagamento de boletos ou mesmo converte bitcoin em reais de sua própria conta para a conta corrente de terceiros através da transferência bancária.
Após a aprovação do cadastro, basta acessar o menu de serviços e clicar na aba “Recarga de Celular”. O procedimento é bastante semelhante como se a recarga fosse feita no site da própria operadora de telefonia. O usuário preenche os campos referentes ao DDD e número de telefone, o nome da operadora e o valor da recarga em reais. Posteriormente, é preciso finalizar o pedido, e o usuário será direcionado para a página do checkout.
Nesse momento, a Pague com Bitcoin é responsável por retornar com as informações referentes à conversão do valor em reais em bitcoin com base na última cotação média do mercado. Como o bitcoin é uma criptomoeda volátil e varia ao longo do dia, o site permite ao usuário 20 minutos para finalizar a recarga de celular. Ao finalizar esse período de tempo, a página atualiza e um novo pedido de recarga deve ser realizado.
Após confirmar a transação, o cliente recebe um e-mail com o processamento e a confirmação do pagamento. O tempo médio entre o pedido e a confirmação da transação é de 5 minutos, exceto em casos de indisponibilidade temporária da operadora. Para cada recarga de celular com bitcoin, a Pague com Bitcoin cobra uma taxa de conveniência de 1 real. Ao comparar com taxas cobradas por exchanges que permitem a compra de bitcoin no Brasil, o valor de 1 real é baixo, aderente ao nicho de recarga de celulares, afinal taxas elevadas seriam impraticáveis nesse contexto. Obs: o aumento da demanda por bitcoin em 2021 já elevou as taxas na rede blockchain para patamares de dezenas de dólares. Algumas formas de contornar isso consistem em utilizar sidechains (como a lightning network ou a liquid network). A título de comparação, a tabela abaixo mostra das taxas praticadas pelas principais exchanges de criptomoedas brasileiras em 2021:
Adicionalmente, a empresa Bitbol também se destaca no setor de compras e serviços realizados por meio do bitcoin. A Bitbol realiza recargas de celular a partir do valor mínimo de 10 reais até o valor máximo de 100 reais. As operadoras contempladas são Vivo, Tim, Claro e Oi. O procedimento de recarga é bastante semelhante entre as exchanges que permitem esse serviço. Na Bitbol, após o cadastro na página, o usuário deve selecionar a opção “Recarga de Celular”, inserir o DDD e o número do telefone, selecionar a operadora e o valor desejado. No entanto, um dos diferenciais da Bitbol é que a empresa permite a recarga de celular com outros criptoativos, como Ethereum, Tether, Litecoin e Monero. Dessa forma, o usuário deve selecionar a opção referente ao bitcoin, e o site retornará a informação de conversão considerando a cotação do mercado nacional e internacional. A recarga de celular é confirmada em poucos minutos após finalizar a compra.
Além disso, a Bitbol exibe um simulador de cotação em sua página, onde o usuário pode inserir o valor do pagamento da recarga em reais e descobrir o valor final do pagamento em bitcoin antes mesmo de proceder à compra. Diferente da Pague com Bitcoin, a Bitbol não aplica cobranças sobre o serviço de recarga de celular. Para manter a segurança de seus clientes, todos os dados e informações fornecidos ao site são criptografados, a fim de evitar possíveis fraudes.
A recarga de celular com bitcoin é um serviço que tem sido viabilizado por inúmeras empresas em âmbito nacional e internacional. Além de representar uma facilidade aos investidores da criptomoeda, favorece também a movimentação do mercado financeiro e a expansão das exchanges que realizam o serviço. De fato, em junho de 2019, a startup sueca Bitrefill, sediada em Estocolmo e popularmente conhecida por oferecer recarga de créditos para celulares pré-pagos, decidiu investir 2 milhões de dólares em sua plataforma para expandir seus negócios e aprimorar a qualidade dos serviços de carteira. De acordo com o veículo de informação The Block, a startup discute a oferta de benefícios e recompensas aos clientes que realizarem recargas de serviços móveis por meio do bitcoin, e visa estimular a comunidade de investidores em criptomoedas a movimentarem o cenário econômico.
Mas não é somente com Bitcoin que é possível transacionar dinheiro por meio de blockchain. Algumas criptomoedas como a Cardano, por meio do cartão AdaPay, permite a compra de bens em estabelecimentos comerciais utilizando ADAs.
Por fim, ressalta-se ainda que além das empresas que realizam o serviço de recarga, algumas carteiras de bitcoin permitem que o investidor faça a recarga do celular diretamente, sem recorrer a uma exchange. Uma carteira de bitcoin é representada por um programa de computador ou um aplicativo de celular, onde o usuário armazena o seu criptoativo com segurança. No Brasil, a Bitfy atua como um serviço de carteira, permitindo a compra e venda do bitcoin, e oferece como serviços extras o pagamento de boletos e recarga de celular para diferentes operadoras. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS, e apresenta uma interface simples e intuitiva.
A cotação atual do bitcoin em 2021 já ultrapassou os R$ 300.000,00 reais. Aos usuários que buscam praticidade e agilidade no serviço de recarga de celular, recomenda-se simular a conversão de reais para bitcoin em diferentes plataformas brasileiras. Além do bitcoin ser bastante volátil, a criptomoeda pode ser comercializada livremente e, portanto, cada exchange apresenta a sua própria cotação e política de tarifas adicionais, o que auxilia o consumidor na escolha da melhor opção.